• Dra Patrícia Savoi

Você sabe a diferença entre fazer jejum, "juicing" e detox?

​​Heidi Hackler (from Chopra Center)

Falar de sucos está cada vez mais comum...né? Eles estão em todos os lugares, assim como as pessoas que estão falando sobre o seu mais recente jejum, limpeza do corpo através de suco ou desintoxicação. Então, qual é a diferença entre jejum, juicing e desintoxicação de qualquer maneira? Todos são apenas modas? Algum deles realmente funciona? E eles são realmente saudáveis ​​para você ou não?

Vamos dar uma olhada.

Jejum

O jejum envolve a abstinência dos alimentos (não comer NADA), geralmente por um período de 12 horas ou mais, e existe há muito tempo. É provável que nossos antepassados ​​caçadores-coletores jejuassem, ocasionalmente, sempre que tivessem uma caçada mal sucedida, ou não pudessem encontrar nozes e frutas para comer. O jejum também pode ter um componente espiritual e é parte integrante de muitas religiões, como a tradição judaica de Yom Kippur, ou a tradição islâmica do jejum durante o Ramadã. Também é usado antes de algumas cirurgias e exames médicos.

Desintoxicação

Uma série de planos alimentares se concentram na desintoxicação do corpo de toxinas. Estes planos incluem dietas de eliminação, suplementos de ervas, limpeza de suco e enemas. O desintoxicação remonta ao menos aos antigos hindus, egípcios e gregos, que usaram determinados alimentos e ervas para purificar e desintoxicar o corpo. Hoje existem muitos planos de dieta de desintoxicação diferentes. No entanto, nem todos eles são apoiados por uma ciência sólida. Certifique-se de encontrar um plano baseado em pesquisas científicas.

Juicing

Juicing ou limpeza através de sucos é uma forma de desintoxicação ou dieta onde apenas sucos, água e ervas são consumidos por vários dias. Estes tornaram-se muito populares recentemente. Um dos benefícios do "juicing" é obter mais frutas e vegetais na sua dieta. A desvantagem é que muitas dietas de suco são constituídas predominantemente por sucos de frutas, o que pode aumentar seu nível de açúcar no sangue. Além disso, consumir o seu produto em forma de suco ao invés de consumir toda a fruta ou vegetais significa que você perde muita polpa e fibras, juntamente com algumas de suas vitaminas, minerais e fitonutrientes.

Resultados falsos ou verdadeiros?

Enquanto o jejum e a desintoxicação têm sido realizados por milênios, os "juicings" -aquela dieta feita de suco são relativamente novos no pedaço e continuam a ser visto como uma moda passageira.

No que diz respeito ao suco ou limpeza de suco - embora seja provável que seja bom por um ou dois dias - há algumas coisas a serem observadas. É possível que o suco possa causar algum distúrbio gástrico. Isso pode ser causado pelo sorbitol, um açúcar na planta indigestivel, ou mesmo doenças transmitidas por alimentos de suco não pasteurizado. Seu açúcar no sangue pode aumentar se o seu suco contém muitas frutas e potencialmente aumentar o risco de diabetes. E também há potencial para consumir muita vitamina K e vitamina A. Portanto, se fosse para dar a minha opinião, eu não recomendaria o Juicing.

Conclusão

Com as três abordagens - jejum, sumo ou desintoxicação - há relatos de pessoas que se sentem mais enérgicas, mais leves e mais saudáveis ​​em geral; No entanto, também há relatos de pessoas que experimentam complicações médicas. Todos os corpo são diferentes e o que pode funcionar para uma pessoa não funcionará necessariamente para o próximo. Dores de cabeça, fadiga e queimação gástrica são sintomas comuns, mas podem ser evitados se você for cauteloso e tiver a opinião de um profissional de saúde.

Certifique-se de conversar com o seu médico e/ou nutricionista antes de iniciar um novo plano dietético. E ouça seu corpo ao começar sua desintoxicação, limpar ou rápido. Descanse, relaxe e dê uma ruptura a todo o seu corpo; Não espere que ele funcione com total inclinação sobre pouco ou nenhum alimento.

E você já fez alguma dessas técnicas?

Traduzido e adaptado de : http://www.chopra.com/articles/the-difference-between-fasting-juicing-and-detoxing#sm.0000v2ys351dqje9iw8crqdq7dpys

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo