• Dra Patrícia Savoi

Você já ouviu falar das GUNAS?


Guna é, segundo a filosofia Ayurvédica, qualidade energética ou forças que caracterizam um comportamento, estado mental ou fenómeno natural. Elas estão presentes nos indivíduos, na natureza, assim como nos alimentos.

Nos posts do Instagram e do Facebook foquei nos alimentos, mas aqui falo um pouco mais para conhecerem cada vez mais esse assunto incrível. Falaremos das 03 qualidades de forma separada, tá?Sempre precisamos entender quais delas estamos precisando mais ou aquela que estamos apresentando em excesso para saber aprimorar nossas atitudes.


SATTVA


É a força criativa, é a mais rara das 03. É a que representa a pureza, a essência do que precisa ser criado. Ela costuma representar a pureza e a tranquilidade. É tudo aquilo que buscamos para nosso equilíbrio, né? No caso do alimento, para que ele seja considerado satvico, deve ser concebido sem contaminação, seu preparo deve ser feito com boas energias e não deve propagar nenhum tipo de doença para a humanidade. O elemento satvico purifica o ambiente. Quando uma pessoa consome este tipo de comida, deve sentir que está a comer um alimento puro; para isso ele deve ser saudável, nutritivo e limpo. Não deve possuir aditivos químicos e nem contaminado. Exemplos: Flores, frutas, legumes e verduras, oleaginosas, ervas, leite (para eles desde que seja de uma vaca sem ser industrializado)


Quando falamos do ser humano, ou de um ser vivo, seria um exemplo, aquela pessoa que sempre trabalha para o bem estar de todos.Vive de maneira moderada e modesta.Trabalha e come moderadamente, adora estudar e aprender, não possui luxos; é sempre sincero; não ofende. Possui sabedoria além de boa memória e concentração. Adora o seu Deus e faz meditações e orações.Tudo que faz, possui equilíbrio, verdade e paz. Os seus pensamentos, palavras e atitudes coincidem.


Se precisa de mais energia Sattva é recomendado adotar práticas como o cultivo espiritual, técnicas de yoga, meditação, dietas e um estilo de vida sattvíco. Passe mais tempo em contato com a natureza e viva a vida em harmonia.


RAJAS


É a energia do movimento, da inquietude. Rajas é a força do elemento que cria desejos para adquirir coisas novas e temores de perder aquilo que já se tem. Estes desejos e medos conduzem ao excesso de atividade. As pessoas com tendências rajásicas são dinâmicas, com tendências consumistas, ambiciosas, vaidosas, sempre preocupadas e inquietas, com fome de poder, riqueza e prestígio- sempre querem algo mais. Não estão contentes com o que possuem.


Como já disse os alimentos considerados muito estimulantes como café, álcool, açúcar e outros como frituras são considerados rajásicos e devem ser evitados ou consumidos com moderação. Outros alimentos como carne, leite industrializado e outros alimentos com aditivos também se encontram nesse grupo.  

É importante dizer que pessoas que tenham Rajas em predominância em suas personalidades ou estados mentais afinal, apesar da boa energia, eles tendem a atividades excessivas, a impaciência, inconsistência em suas abordagens e costumam culpar os outros pelos problemas que acometem suas vidas.


Para equilibrar esse energia é importante sempre buscar a característica Sattva com meditação, alimentação e estilo de vida.


TAMAS


Nas traduções, essa energia é caracterizada como inércia, negativismo, letárgico, entorpecido ou lentidão. Geralmente, está associado à escuridão, à ilusão ou ignorância. Uma qualidade tamásica indica que uma pessoa tem um estado mental auto-destrutivo, caótico ou embotado. Essa pessoa dedica-se constantemente a atividades destrutivas, criminosas ou imorais, ou então é muito preguiçosa, pouco ambiciosa, passiva, ignorante e inconsciente, vivendo o dia-a-dia de modo banal, embrutecido e conformista.


Tamas é caracterizado por uma mente fora de foco, sempre desatenta e monótona, dominada por forças inconscientes. Pessoas tamásicas tendem a estar bloqueadas ou com emoções estagnadas. Muitas vezes também são acometidas por maus hábitos, inclusive vícios e outros, tornando-se incapazes de questionar essa condição.


Tamas é a condição presente sempre que Sattva e Rajas deixam de atuar.


No que diz respeito a alimentação, são alimentos que requerem muita energia para serem digerido e são considerados alimentos sem vida, eles podem mas levam o corpo e a mente a um estado de inércia e  preguiça. Atenção: comer em demasia também é considerado tamásico.


>>>>>>Todas as energias nós possuímos e ingerimos no dia a dia, é preciso equilíbrio, estilo de vida, rotina diária e uma boa alimentação para mantê-las em equilíbrio.


Referência:

1 Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da India.

2-Formação Ayurveda Chopra Center - Deepak Chopra

3-Clínica Kayachikitsa- Dr Rugue



102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo