• Dra Patrícia Savoi

Terapias complementares na Ayurveda


Como já disse anteriormente, a Ayurveda significa a ciência da vida e ela é considerada um sistema de saúde holístico, onde enxerga o ser humano como um todo. Dentro do seu sistema existem diversos pilares importantes como a meditação, a Yoga, a alimentação e diversas terapias que complementam esse sistema de saúde integrativo.

A cromoterapia- terapia feita através da frequência e dos efeitos das cores; a aromaterapia- utilização dos óleos essenciais das plantas e o Reiki- terapia através da energização das mãos também complementam a Ayurveda.

fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Hoje, com a modernização das farmácias, a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas, ente outras formas de manipulação.

A massagem também tem um papel importante na Ayurveda. São várias as técnicas; de um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluídos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleo , pedras ou pós de ervas. Uma das mais conhecidas é a Abhyanga.

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias conhecidos como Panchakarmas.

Portanto, escolha uma e aproveite dos benefícios que elas têm a oferecer para a sua saúde.


Beijos e te espero no consultório

Dra Patricia Savoi

CRM 140483

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo