• Dra Patrícia Savoi

Sono e o nosso metabolismo, qual a relação?


Dormir mal interfere no processo de emagrecimento?


O sono tem atraído cada vez mais atenção no mundo da saúde, e isso nao é à toa. Ele realmente é capaz de influenciar ( e muito !!) o nosso metabolismo, para o bem e para o mal.

A quantidade de horas que você dorme e a qualidade do seu sono também são fatores importantes, e são completamente diferentes. Dormir muito não significa dormir bem; e vice versa. Claro, que é importante falar sobre o mínimo de horas que devemos dormir; e temos muitos grupos de estudos que se aprofundam nesse tema. Os resultados são diversos, porém o período mínimo de sono mais indicado é 06-07 horas por noite para uma pessoa na idade adulta. Pois a quantidade de sono necessária varia com a idade.


Mas, tem algo muito importante quanto a quantidade de horas de sono e qualidade dele: é estar dormindo entre 22hrs e 01:00hr da manhã, e sabe por quê? Por causa de uma substância chamada MELATONINA.  Ela não só regula o sono, como participa da reparação das nossas células, expostas a estressepoluição e outros elementos nocivos, por ser um antioxidante potente. Temos também o CORTISOL, hormônio relacionado ao estresse que interfere muito no processo de emagrecimento ou de ganho de peso; que depende de um bom padrão de sono para funcionar de forma adequada.


Além disso, uma pesquisa publicada na Revista de Medicina Interna de 2004 demostrou que apenas duas noites maldormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, aumentado um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). Acredita nisso?

Portanto, minha sugestão é: procure cuidar da sua higiene do sono. Tenha uma frequência de ir dormir no mesmo horário, evite comidas pesadas após as 19hrs, diminua o uso de aparelhos celulares, televisão e dispositivos eletrônicos após as 22hrs.


DICAS: -Aproveite os benefícios da AROMATERAPIA: tenha em casa óleos essenciais de boa qualidade: LAVANDA e YLANG YLANG.

-Consuma chás de Camomila, Mulungu, Maracujá

-Evite bebida alcoólica à noite

-Pratique meditação


Possua bons hábitos de saúde!


Beijos

Dra Patrícia Savoi

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