• Dra Patrícia Savoi

Quais são as doenças que se beneficiariam do uso de Canabidiol (CBD)?

Atualizado: 5 de fev. de 2020


Relembrando, o Canabidiol (CBD) é um dos 80 canabinóides presentes na planta Cannabis sativa aprovado no Brasil, seguindo a regulamentação da ANVISA.

Quanto ao uso médico no Brasil, existe um potencial interesse terapêutico em diversas doenças como: a epilepsia, a esquizofrenia, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, isquemias, diabetes, náuseas, câncer, como analgésico e imunossupressor, em distúrbios de ansiedade, do sono e do movimento. As evidências de eficácia foram observadas em diferentes níveis, do pré-clínico em animais aos ensaios clínicos em pacientes, dependendo da cada doença estudada. Para as epilepsias refratárias da criança e do adolescente, existem evidências em todos os níveis, até os ensaios clínicos controlados e duplo-cegos, todavia, com número restrito de pacientes.

Algumas das patologias mais relacionadas ao Canabidiol no Brasil são: epilepsia, autismo, Alzheimer, Pakinson, Esclerose Múltipla, Câncer e dor neuropática, o que representam 85% das autorizações da ANVISA.

Algumas particularidades:

- Epilepsia: estudos clínicos já comprovaram a redução da frequência das crises epilepticas refratárias nas crianças que utilizaram oleo de canabidiol.

-Câncer: a quimioterapia causa fortes enjôos; os remédios que existem disponíveis para combater esse sintoma, em muitos casos, são ineficazes. O canabidiol auxilia na melhora desse sintoma, entre outros, incluindo alívio da dor.

-Esclerose Múltipla: o oleo de canabidiol é usada para aliviar os sintomas da esclerose múltipla, como espasmos musculares, dor intensa e mau funcionamento dos intestinos e da bexiga.

-Alzheimer e Parkinson: o canabidiol tem seu efeito neuroprotetor e antioxidante, e por isso é cada vez estudado no tratamento dos sintomas dessas 02 patologias. Ele reduz a progressão dessas doenças, melhora a cognição e diminui a agressividade dos pacientes com Alzheimer avançado e reduz sintomas como o tremor essencial do Parkinson.

Utilizado também em patologias que apresentam dor crônica como um dos sintomas principais, o canabidiol é utilizado devido ao potencial analgésico- e nesse caso, fora do Brasil, muitas vezes é utilizado associado a doses baixas de THC. Falaremos dele amanhã.


Lembrando que essa série não substitui a consulta médica!!


Saiba mais nos vídeos e deixe seus comentários abaixo!!


Beijos

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo