• Dra Patrícia Savoi

Os Chás e o processo de emagrecimento: qual o papel deles?


Uma pergunta que sempre me fazem: os chás emagrecem ou pelo menos ajudam?


Os chás também têm recebido uma grande atenção nos últimos meses. O mercado desses produtos tem crescido muito, inclusive no Brasil. O surgimento de novas marcas e promessas de benefícios são diversos; variam desde um sono melhor, energia, desinchar e até emagrecer. Eu sempre digo: CUIDADO com qualquer promessa vinda de alimentos; eles não podem falar por eles, e aí as marcas falam!

Os chás são ótimos para a saúde SIM, sempre recomendo o consumo deles no dia a dia; para mim, beber chá já se tornou um hábito. Mas, quando o assunto é emagrecer temos que ser cautelosos.


Segundo a Ayurveda, a ingestão de bebidas mornas e chás ao longo do dia auxilia em manter a saúde do poder digestivo, essencial para quem perder peso; ou melhor, para todos. Chás como de hibiscos e cavalinha possuem um efeito diurético, o que auxiliam a diminuir a retenção de líquidos- isso acaba dando a falta impressão de perda de peso; mas o que está perdendo é somente água.


Chás como: erva mate, chá verde, matchá são considerados termogênicos e estimulantes pois serem ricos em cafeína, por exemplo. E por terem essa característica estimulam o nosso metabolismo, otimizando o seu funcionamento. Chá de gengibre e canela também são bons para nos darem energia e serem termogênicos.


Porém, não adianta somente tomar chás diuréticos e termogênicos e acreditar que irão perder peso. O emagrecimento é um processo diário, que requer atenção, cuidado, auto conhecimento, não violência e paciência. Ninguém engorda de um dia para o outro certo? E para perder peso também não é assim.


Use os chás ao seu favor para melhorar a digestão como erva doce, camomila e hortelã. Consuma hibisco e cavalinha, se não tiver nenhuma contra indicação e precisar melhorar a retençãoo de líquidos. Aproveite os chás verde, mate e matchá se quiser um gás na energia e no metabolismo; MAS, associe um estilo de vida saudável a tudo isso, boas horas de sono e movimente o seu corpo.


Lembrem-se que tudo é uma questão de equilíbrio e bons hábitos.


Beijos

Dra Patrícia Savoi

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo