• Dra. Patricia Savoi

“A base de um cérebro saudável é a bondade, e pode-se treinar isso”

Sabe-se que uma mente calma é capaz de produzir bem estar em qualquer situação. As emoções são capazes de modificar o cérebro estruturalmente, o que as tornam mais especiais ainda para a saúde cerebral. 


Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva, conta como sua vida pessoal e científica mudou após entrar em contato com a meditação na Universidade de Harvard e principalmente, após conhecer Dalai Lama. Este o questionou porque só pesquisava sentimentos negativos como estresse e ansiedade, por que não pesquisar compaixão e empatia.


Você sabia que são diferentes? A empatia é a capacidade de sentir o que sentem os demais. A compaixão é um estado superior. É ter o compromisso e as ferramentas para aliviar o sofrimento.


Os circuitos neurológicos que levam à empatia ou à compaixão são diferentes.

Richard contou que umas das coisas mais importantes que ele descobriu sobre a gentileza e a ternura é que se pode treiná-las em qualquer idade. Os estudos nos dizem que estimular a ternura em crianças e adolescentes, melhora os resultados acadêmicos, o bem-estar emocional e a saúde deles.


Ai você se pergunta, é possível treinar a bondade?Sim! 


Primeiro, leva-se a mente deles até uma pessoa próxima, que eles amam. Depois, pedimos que revivam um momento em que essa pessoa estava sofrendo e que cultivem o desejo de livrar essa pessoa do sofrimento. Logo, ampliamos o foco para pessoas não tão importantes e, por fim, para aquelas que os irritam. Estes exercícios reduzem substancialmente o bullying nas escolas.


Da meditação à ação há uma distância; e  a compaixão te capacita para agir, para aliviar o sofrimento.

Existem estudos científicos realizados com crianças que comprovam esses resultados: uma pesquisa que temos realizado em diversas culturas diferentes mostrou que se interagirmos com um bebê de seis meses usando fantoches, sendo que um deles se comporta de forma egoísta e o outro de forma amável e generosa, 99% dos bebês prefere o boneco que coopera. Cultivar a gentileza é muito mais efetivo do que se centrar em si mesmo como a meditação.  A vida é só uma sequência de momentos. Se encadearmos essas sequências, a vida muda.


Texto adaptado de :

Por isso, esforce-se todo dia, distribua sorrisos e palavras de bondade e gentileza; você pode fazer muito bem a pessoas ao seu redor. Faça isso por você, sem esperar nada em troca e aos poucos, você também irá se sentir melhor.


Texto em espanhol: 


Tenham um ótimo dia!!


Tags:

Informação

Estilo de vida


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo