• Dra Patrícia Savoi

Meditação e Yoga: pilares da Ayurveda



A raiz da palavra Yoga vem do termo Yuj, que em Sânscrito (idioma antigo da Índia) significa União. União entre corpo, mente e espírito. O Yoga pode ser definida como uma ciência, uma filosofia ou estilo de vida ; mas ela com certeza é um sistema de autoconhecimento profundo e eficaz.

O Yoga não faz parte de nenhuma religião e pode ser praticado por pessoas de qualquer expressão religiosa, assim como a meditação.

Segundo a tradição indiana, a mente possui 3 qualidades, ou Gunas: Sattva é o equilíbrio, a paz de espírito, o autoconhecimento e a introspecção; Rajas traz à tona os desejos, as paixões, a ação e o movimento; por fim, Tamas é aquele que gera inércia, preguiça e escuridão.

Com a prática da Meditação e da Yoga, você consegue atingir esse equilíbrio. As duas possuem diversas modalidades na atualidade; a Yoga por exemplo tem sua base no HATHA Yoga, porém hoje podem ser encontradas variaçoes como Vinyasa,Tantra, Iyengar, entre outros; já a meditação pode ser realizada com o auxílio de mantras- uma das mais associadas a Ayurveda, por exemplo; assim como a visualização ou a simples observação da respiração.

Tanto a Yoga como a meditação são ferramentas incríveis para o autoconhecimento e alcançar o equilíbrio.


E aí você pratica alguma delas?

Compartilha comigo a sua experiência!

Beijos


Dra Patrícia Savoi


Fonte: Pessoal e diversos sites, pois o que importa é compartilhar conhecimento- não somos donos dele e sim fontes de distribuição deles!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo