• Dra Patrícia Savoi

Medicina Integrativa: unindo os mundos ocidental e oriental na prática médica


Olá, estou de volta com as minhas novas séries de conteúdo! Se preparem, pois estou preparando conteúdos incríveis para vocês.


A Medicina Integrativa é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela é focada na pessoa em seu todo, informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e cura (health and healing)."-Dr Paulo Trarso de Lima


Segundo o curso do Einstein de medicina integrativa, esta  propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Começa, assim, por colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. O paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde. A saúde é também uma responsabilidade individual.


Nessa prática, a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Associada ao tratamento da medicina convencional faz uso dos conhecimentos das medicinas tradicionais, como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, sempre baseados em evidências em relação à segurança e eficácia.


Na minha visão, Medicina integrativa é um termo usado para cobrir uma ampla gama de práticas que integram a medicina ocidental à medicina complementar e à medicina tradicional. Não gosto do termo alternativa, pois ela não substitui e sim agrega.


De acordo com a Sociedade de Medicina Integrativa do Japão, “Medicina integrativa é atendimento médico que é uma fusão de práticas centradas no paciente. Explora amplamente não apenas a medicina ocidental contemporânea, mas também a medicina tradicional e a medicina complementar e alternativa, práticas tradicionais e terapia étnica e popular empírica." Dessa forma, o médico se aproxima do paciente e compartilha com ele as decisões.


Já o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar (EUA) define que a "medicina integrativa" é uma maneira coordenada de reunir abordagens convencionais e complementares e alternativas que demonstraram eficácia e segurança baseadas em evidências de alta qualidade.


Na minha visão resumida é associar a prática da Nutrologia com a Ayurveda, sempre envolvendo o meu paciente, colocando- o como o centro das atenções  e discutindo com ele as possibilidades de tratamento.


Quer saber mais?


Não perca essa série que está só começando, ou venha experimentar na prática o que é uma consulta de medicina integrativa!


Dra Patrícia Savoi

Médica Nutróloga -CRM 140482/ RQE 40206

Ayurveda Certified Teacher by Chopra Center


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo