• Dra Patrícia Savoi

E o Carboidrato é o vilão?


Não podemos deixar de tocar nesse assunto, quando estamos falando de emagrecimento, certo?


E quem nunca cortou o carboidrato da dieta quando começou um processo de perda de peso?


Nós, seres humanos sempre queremos achar um culpado para tudo, e no processo de emagrecimento ou ganho de peso, o carboidrato sempre aparece como fator principal. Mas a boa (ou má) notícia, é que ele (o famoso “carbo”) não é o único e talvez, nem o maior responsável pela dificuldade que as pessoas têm em perder peso. O processo de emagrecimento não depende simplesmente de eliminar um único grupo de alimentos; e sim, de mudar o ESTILO DE VIDA.


Precisamos dos 03 grandes grupos de nutrientes para formarmos nossa estrutura corporal; e associado a isso precisamos mudar o nosso MINDSET. É preciso entender e que a atividade física deve fazer parte do nosso dia a dia; que dormir bem influencia os nossos hormônios, inclusive nossa percepção da fome e saciedade; que controlar o estresse é essencial para diminuir ou prevenir a inflamação crônica e que não é a fruta que fez você engordar.

Qualquer mudança de estilo alimentar deve ser feita com um acompanhamento de um profissional de saúde para garantir o aporte de macro e micronutrientes e garantir que a perda de peso seja saudável, segura e duradoura.


As dietas conhecidas como LOW CARB elas limitam a ingestão de carboidratos –em gramas; no dia, o que inclui por exemplo a quantidade de frutas e legumes. Na minha opinião, não existe certo ou errado, mas sim, uma plano certo para o paciente ideal. E quando bem planejado e dentro de uma relação de confiança construída entre o profissional e o paciente, a chance de sucesso é maior.


Não siga os modismos, a sua saúde não é brincadeira! Consulte um Médico Nutrólogo e/ ou uma nutricionista para te auxiliarem no processo de emagrecimento saudável e definitivo.


Beijos

Dra Patricia Savoi

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