• Dra Patrícia Savoi

E como aplicar tudo isso na Rotina Diária!?

A pergunta que não quer calar! É tanta informação né? Às vezes, é difícil saber por onde começar.

Chega aqui e da uma lida!


Na minha formação no Chopra Center aprendi o quanto uma boa rotina é capaz de nos influenciar positivamente e nos fornecer mais energia. O Ayurveda prescreve uma rotina diária completa que equilibra todos os doshas. No entanto, na sociedade moderna, muitas pessoas lutam para encontrar tempo para completar todos os passos da rotina tradicional.

Para o Ayurveda, a manhã é um momento especial em que eficamos prontos para para o dia que virá. A incorporação de algumas práticas ayurvédicas à sua rotina matinal garante que você esteja otimizando a sua função imunológica, equilibrando a mente e o corpo e se preparando para enfrentar o dia com uma mente calma e uma alma rejuvenescida.

Um exemplo de rotina para ajudar você a encontrar o equilíbrio e uma melhor qualidade de vida:

o Acorde ao mesmo tempo todos os dias. Isso ajudará você a desenvolver uma boa rotina e garantir que você tenha um sono abundante e tranquilo. Quando você se levantar, beba um copo de água morna. Isso sinaliza sua fisiologia para eliminar toxinas.

o Medite por 10 minutos, ou mais, se puder, deixando o silêncio interior definir o tom do seu dia.

o Massageie seu corpo com um óleo nutritivo e nutritivo.e tome um banho

o Tome café da manhã (ou até mesmo realize jejum) com consciência.

o Realize seu trabalho matinal e atividades de rotina. Concentre-se em uma coisa de cada vez.

o Almoçar entre meio-dia e 01 hora da tarde em um ambiente calmo e pacífico pode fazer muita diferença

o Realize seu trabalho e atividade da tarde. Observação: Se você gosta e pode, tire uma soneca em algum momento entre 2 e 4 da tarde.

o Medite em torno do pôr do sol.

o Dê-se tempo para relaxar antes do jantar. Você pode querer fazer algum exercício leve, praticar Yoga ou passar um pouco de tempo fora na natureza.

o Coma de leve até às 19:00. Desfrute de algum tempo com amigos ou familiares em um ambiente descontraído e amoroso.

o Evite trabalhos excessivamente excitantes, dinâmicos ou intensamente concentrados à noite. Comece a relaxar pelo menos 30 minutos antes de ir dormir. Desfrute de alguma leitura inspiradora ou leve.

o Se tiver dificuldades para dormir desfrute de um banho relaxante e morno antes de dormir; adicione algumas gotas de óleo aromático, como baunilha, lavanda, sândalo ou rosa para a água que auxiliam no relaxamento.

o Apronte-se para estar na cama com as luzes apagadas às 22:30hrs

Não se sinta preso a esse modelo, mas ele é uma base para a contrução das rotinas diárias na Ayurveda e dar atenção a ela pode fazer muita diferença, experimente!


Te espero para adaptarmos ao seu dia a dia!

Beijos

Dra Patricia Savoi

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