• Dra Patrícia Savoi

E a história do metabolismo lento?


Diversos pacientes que chegam em meu consultório dizem que possuem metabolismo lento ou que apresentam Hipotireoidismo – “aquele problema da Tiréoide que me faz engordar” e culpam a coitada da glândula que sozinha não é responsável por tudo.

O que se sabe, atualmente, é que o metabolismo varia de acordo com o sexo e com a idade com certeza; além disso, atividade física é capaz de melhorar o seu matabolismo basal.


Mas o que é metabolismo basal?

Metabolismo basal, de uma forma resumida, é a quantidade mínima de calorias (aquilo que você sempre se preocupa em ver na embalagem dos alimentos) que seu corpo precisa para realizar as atividades vitais enquanto dorme.

O metabolismo, sim, é em parte determinado pela genética, mas ele não é um carimbo definitivo de que um indivíduo com uma herança desfavorável está condenado a ter um metabolismo lento para sempre. Além disso, fatores como sono, estress, hábito intestinal e alimentação influenciam bastante na taxa do metabolsimo basal.


Uma das melhores formas de melhorar o metabolism é aumentando a massa magra (músculos) e reduzindo o nível de gordura. Outra forma é manter o metabolismo ativo praticando atividade física e por ultimo é a termogênese alimentar que vai depender do seu hábito e rotina alimentar.

Portanto, pode existir sim o metabolismo lento, mas você pode e deve lutar contra ele.

Procure um médico para que ele te ajude na busca de um metabolismo mais saudável e saiba que indicar os profissonais adequados par ate darem um bom suporte no processo de emagrecimento.


Vamos lá aprender a usar as ferramentas que temos ao nosso favor e transformar o nosso metabolismo? Te espero no consultório!

Beijos Dra Patricia Savoi

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo