• Dra Patrícia Savoi

Dieta na Ayurveda


Esse assunto nunca sai de moda, né?

A alimentação é um dos pilares da Ayurveda. Existem dois conceitos muito importantes no que diz respeito a esse assunto.

A digestão correta é essencial para a saúde.A nutrição não é limitada ao que você coloca na boca. Envolve os passos anteriores (conscientes ou não) que envolvem o ato de nutrir seu corpo e sua mente. Quando ingerimos os alimentos somos influenciados pelas nossas emoções, nosso estado de espírito, pelo ambiente onde estamos e como a comida foi preparada.

A digestão inadequada pode levar a toxicidade.A força da sua digestão é o fator mais importante para decidir o quão bem as comidas serão digeridas, absorvidas e utilizadas pelo seu corpo. Nosso fogo digestivo é conhecido como AGNI. Assim como o fogo de uma fogueira, o seu agni é capaz de digerir qualquer coisa enquanto se manter alto e forte.

Cada pessoa tem um metabolismo diferente e acaba assimilando os alimentos de uma forma, então a alimentação ayurveda é estruturada conforme a função metabólica de cada pessoa.

A combinação dos elementos da natureza (éter (espaço), ar, fogo, água e terra) interferem na formação de nosso organismo, essas energias formam os Doshas: Vata, Pitta e Kapha, e determinam todas as funções físicas e emocionais do nosso corpo.

A Ayurveda utiliza a alimentação, como uma das ferramentas para buscar o equilíbrio, harmonização das energias e uma melhor digestão aproveitando melhor os nutrientes dos alimentos.

A alimentação ayurveda é pobre em alimentos industrializados, aditivos alimentares, açúcar refinado, ela tem como pontos fortes o consumo de grãos integrais, sementes, legumes de fácil digestão, leite (ou leite vegetal) e derivados, buscando uma alimentação mais natural, prevenindo problemas de saúde relacionados a má alimentação.

Dizemos na Ayurveda que para atingir um equilíbrio na alimentação devemos sempre consumir pratos coloridos, e com 06 sabores da ayurveda: doce, salgado, ácido, amargo, picante e adstringente. Experimente!


Lembrando que dieta é estilo de vida!!

Beijos

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo