• Dra Patrícia Savoi

Chás na Ayurveda


Vocês já perceberam que esse é um dos meus assuntos prediletos né?

Então vou contar um pouco sobre a história do chá.

O chá é a bebida mais popular da Índia - o país consome 837 mil toneladas por ano. Por todo o país, vê-se os “wallahs chai”, pessoas que servem a bebida, fervida com especiarias, açúcar e leite.

O chá da Índia é conhecido por ser um dos melhores chás do mundo. Em 2018, a Índia foi o 2º maior país produtor de chá, produzindo por ano aproximadamente 1 milhão de toneladas de chá. Este volume é equivalente a de toda a produção global.O interessante é que apesar do imenso volume produzido, quase tudo é consumido dentro do próprio país. O que faz com que a Índia seja o maior mercado consumidor de chá preto do mundo. Por outro lado, considerando o consumo de chá per capita, a Turquia supera.

No site “Diário do Chá” achei uma história interessante sobre o chá no Brasil. Há 200 anos, as primeiras mudas de Camellia sinensis chegaram ao Brasil através da realeza. Dom João IV, o Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, trouxe para o Brasil, em 1812 sementes para plantar no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ). Dois anos depois, em 1814, cerca de 300 imigrantes da região de Macau, na China, foram trazidos para trabalhar nas plantações de chá brasileira. No entanto, a variedade chinesa da planta não se adaptou ao clima e as plantações de chá foram substituídas pelo café, muito mais rentável na época.

Foi em 1935 que a história do chá com o Brasil ganhou força, graças ao esforço de Torazo Okamoto, que foi ao Sri Lanka, antigo Ceilão, importar sementes de chá.

Os chás são consumidos como fonte de hidratação, digestivos, relaxantes, estimulantes entre outras funções. As masalas, conhecidas como misturas de especiarias na Ayurveda, dão origem a diversos chás ayurvédicos que auxiliam no equilíbrio corpo-alma-mente e têm uma longa tradição no Ayurveda.As misturas podem ser formuladas de acordo os doshas vata, pitta e Kapha ajudando a mantê-los em equilíbrio ou somente pensando nos benefícios que buscamos.

Uma dica é consumir 01 a 03 xícaras de chá por dia, com diferentes sabores e benefícios oferecidos, a fim de explorar esse mercado incrível e saudável dos chás.


Bora degustar um chá hoje?


Beijos

Dra Patricia Savoi

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo