• Dra Patrícia Savoi

Cardamomo, você já consome ele no seu dia a dia?


O cardamomo é frequentemente chamado de "A Rainha das Especiarias". Ele tem um aroma floral distinto e sabor doce. É nativa do continente asiático, mas agora é cultivada em vários outros países, como Guatemala, Tanzânia e Malásia. É uma das especiarias mais caras do mundo, superada apenas pelo açafrão e baunilha.


Existem dois tipos de cardamomo no Ayurveda. O cardamomo verde, também chamado Choti Elaichi, vem das espécies Elettaria cardamomum e preto, que vem da espécie Amomum subulatum. Cada variedade de cardamomo tem diferentes benefícios à saúde, gostos e cheiros.


Na Ayurveda, as especiarias são classificadas por suas qualidades, gostos e ações que têm no corpo e na mente. O cardamomo tem qualidades de aquecimento e calmantes, além de sabores doces e picantes. Embora seja considerado tridosha (balanceamento para todos os doshas), aqueles com desequilíbrio de Pitta devem usá-lo com cautela, pois ele pode aquecer demais o corpo.


Então, para que serve o cardamomo? Segundo o Ayurveda, o acúmulo de ama (toxinas) bloqueia a circulação normal do corpo, reduz os níveis de energia e é a principal causa de enfermidade. Os efeitos de aquecimento e desintoxicação do cardamomo ajudam a reduzir o acúmulo de ama (toxinas) no corpo e a manter a saúde. Além disso, ajuda a reduzir Kapha no estômago e nos pulmões (como congestão e muco) e pacifica Vata, que quando desequilibrado pode levar à ansiedade.


Alguns dos benefícios:

1- Atividade antioxidante

2- Apoia a saúde respiratória

O cardamomo preto ajuda a acalmar resfriados e tosses, lubrificando as vias respiratórias.

3- Ajuda na digestão

Demonstrou-se que o cardamomo reduz a indigestão, gases e inchaço, estimulando a secreção de enzimas digestivas ativadas pelo cheiro e pelo sabor do tempero.

4-Saúde bucal

Foi demonstrado que um fitoquímico encontrado no óleo de cardamomo chamado cineol possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas que apóiam a boa saúde bucal. Estudos descobriram que ele combate o mau hálito e ajuda na cicatrização de úlceras na boca. Além disso, alguns estudos descobriram que os extratos de cardamomo são eficazes contra Streptococcus mutans e Candida albicans, uma levedura comum que pode causar vários problemas digestivos e infecções se proliferar.

5-Apoia a saúde dos rins e bexiga

Devido aos seus efeitos diuréticos, o cardamomo suporta toxinas de limpeza do trato urinário, rins e bexiga.

6-Auxilia na manutenção dos níveis saudáveis ​​de glicose no sangue

Um estudo sobre os benefícios para a saúde do cardamomo em ratos obesos descobriu que a suplementação com pó de cardamomo melhorou significativamente os níveis de glicose no sangue.Além disso, o cardamomo é uma fonte rica de manganês, que pode desempenhar um papel no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue.

7-Promove um metabolismo saudável

Os efeitos do aquecimento do cardamomo aumentam o metabolismo de uma perspectiva ayurvédica, já que Pitta dosha governa o metabolismo. No entanto, os estudos modernos mostraram que ele também traz benefícios potenciais, incluindo o apoio a níveis saudáveis ​​de colesterol e triglicerídeos, além de ajudar o corpo a queimar gordura de maneira mais eficiente.

8-Reforço imunológico

O cardamomo também é uma fonte rica de vitamina C, que provou aumentar o sistema imunológico.

9-Auxilia na manutenção do Sono de qualidade

10-Antiespasmódico

O óleo potente do cardamomo pode ter a capacidade de relaxar os músculos lisos do corpo, reduzindo potencialmente dores gástricas, gases, cãibras, tremores, soluços, tosses e auxiliando na redução da asma.


Espero ter te convencido para acrescentar o Cardamomo em sua cozinha!!!


Beijos


Dra Patrícia Savoi

Médica Nutróloga CRM 140483 RQE 40.206

Ayurveda Lifestyle Instructor pelo Chopra Center

455 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo