• Dra Patrícia Savoi

Ayurveda e a prevenção da Gripe!


Aquela pergunta que não quer calar: a Ayurveda pode auxiliar na prevenção e nos cuidados com a gripe?


A resposta á sim.


Primeiro: a Gripe é uma síndrome viral, e existem vários vírus por aí, alguns mais fortes e perigosos, outros nem tanto assim. Mas, quanto melhor estiver a nossa imunidade ( e já tem vídeo no Youtube e texto aqui falando sobre sobre imunidade), melhor o nosso corpo irá responder aos quadros virais e outros quadros infecciosos. A melhorar o sistema de defesa natural do corpo (imunidade) desempenha um papel importante na manutenção da saúde ideal.

Todos sabemos que prevenir é melhor que remediar. Se não sabíamos ainda disso, estamos aprendendo da pior forma possível, né? É importante tomar medidas preventivas que aumentem nossa imunidade nestes tempos


Entendido isso, vou compartilhar com vocês algumas recomendações feitas por profissionais de Ayurveda com referências mundiais.

O compilado oficial você pode acessar em: http://ayush.gov.in/event/ayurveda-immunity-boosting-measures-self-care-during-covid-19-crisis.


O Dr. Ruguê fez um resumo e compartilhou em seu site também, e vou colocar aqui para vocês as que eu costumo recomendar para meus pacientes no meu consultório:


1. Beba água morna ao longo do dia: pode acrescentar gotas de limão ou gengibre

2. Pratique diariamente exercícios de respiração, conhecidos como Pranayamas e meditação por, pelo menos, 30 minutos.

3. Utilize especiarias como açafrão da terra, cominho, coentro e alho na sua cozinha

4. Chás são muito bem vindos, e sabem que eu sou a "louca do chá né? Beba chá de ervas em forma de decocção (ferva 10 partes de água para uma parte das ervas e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e coe). Coloque manjericão, canela, pimenta preta, gengibre em pó e uva passa, em partes iguais. Tome uma xícara de chá  uma ou duas vezes por dia. Adicione açúcar mascavo e / ou suco de limão fresco ao seu gosto, se necessário.

5- Lembram do famoso "Golden Milk" que já ensinei nos meus posts como fazer? Isso mesmo, o leite Dourado, tome 1 a 2 x por dia.

Relembrando a receita báscia:

Meia colher de chá de açafrão da terra em pó em 150 ml de leite natural, integral. Ferver e tomar uma ou duas vezes por dia.Pode acrescentar canela, cardamomo, noz moscada.

Procedimentos Ayurvédicos - quem me conhece já me viu indicando esses dois aqui (principalmente, pela manhã)

1. Aplicação nasal - Aplique óleo de gergelim ou óleo de coco ou Ghee nas duas

narinas de manhã e à noite.

2. Bochecho com óleo - Coloque 1 colher de sopa de óleo de gergelim ou óleo de coco na boca. Não beba.  Bocheche por 2 a 3 minutos e cuspa. Em seguida, lave a boca com água morna. Isso pode ser feito uma ou duas vezes por dia.


Para os sintomas de gripe: tosse por exemplo, NESTE MOMENTO, fique em quarentena, sem contato com outras pessoas que possam ser contaminadas,


1. Fazer inalação do vapor de folhas de hortelã ou sementes de cominho uma vez por dia. Ferva a água com as folhas ou sementes, coloque em uma bacia, cubra sua cabeça com uma toalha e inale aquele vapor por alguns minutos- CUIDADO com o vapor quente!

2. Ótimo para garganta: Cravo em pó misturado com açúcar mascavo ou mel pode ser tomado 2-3 vezes ao dia em caso de tosse ou irritação na garganta.

3. Essas medidas geralmente tratam a tosse seca normal, dor de garganta e febre baixa. Contudo, sempre é melhor consultar os médicos se esses sintomas evoluírem para dispneia (falta de ar).


As medidas acima são simples e podem ser seguidas por qualquer pessoa, de acordo com sua conveniência e disponibilidade.

NOTA DO DR. RUGUÊ oficial no site:

O Ayurveda também recomenda o seguinte chá: o pó é chamado de Shaganda Kashaya churnam e, quando feito o decocto é chamado Shadanga Paniyam. Ferver uma colher de chá em 2 litros de água e tomar durante todo o dia.  

Todos os ingredientes em pó, bem misturados

Tiririca (Cyperus rotundus) – a “batatinha” da raiz – 1 parte

Gengibre em pó  (Zinziber oficinalis)– 1 parte

Boldo da terra  (Coleus forscolin) folhas – 1 parte 

Fel da terra (Fumaria officinalis) – parte aérea – 1 parte

Vetiver – ( Vetiveria zizanioides) – raízes – 1 parte

Orégano – (Origanum vulgare) – folhas – 1 parte


Além disso, o sono é algo muito importante, manter o corpo em movimento (dentro do que o corpo aguentar e resistir) e claro se alimentar BEM!

Comentem o que acharam?!! Beijos

Dra Patricia Savoi

CRM 140483


144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo