• Dra Patrícia Savoi

AROMATERAPIA: a saúde através dos óleos essenciais.


Olá! Hoje venho contar para vocês da minha experiência com a aromaterapia na prática clínica.


Você sabe o que é Aromaterapia?


Como o próprio nome indica (‘aroma’ significa cheiro agradável e ‘terapia’, tratamento), é uma técnica terapêutica, a ciência e também a arte que utiliza substâncias aromáticas naturais – os óleos essenciais das plantas, controladamente, para melhorar a saúde física, mental e emocional. A Aromaterapia utiliza diversas formas de aplicação (como massagens, banhos, inalações, entre outras) que auxiliam na cura dos sintomas e das causas.

A Aromaterapia trabalha o corpo de uma maneira natural e holística. Segundo a International Aromatherapy Association, é uma técnica de tratamento complementar, fazendo uso dos óleos essenciais 100% puros, cujas fontes vegetais foram cultivadas, colhidas e processadas de forma a preservar as substâncias químicas para auxiliar nos tratamentos de sintomas físicos, mentais, emocionais e do bem-estar geral. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.

Os óleos essenciais gentilmente atuam no corpo, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. A Aromaterapia completa outras terapias, tanto as convencionais quanto as complementares (hoje chamadas de cuidados integrativos), que buscam a cura de seus pacientes.


No meu consultório, utilizamos muito para melhorar o sono, reduzir a ansiedade, controlar a fome, dar mais energia; além disso, utilizamos para tratar algumas patologias como Asma, Depressão e outros. Indico aromaterapeuta para trabalhar em conjunto sempre que encontro ser adequado um aprofundamento no tratamento, ou algo mais especializado. Por isso, valorizo muito a equipe multidisciplinar.


Fonte: International Aromatherapy Association

Site Personare


Dra Patrícia Savoi

CRM 140483

RQE 40206


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo