• Dra Patrícia Savoi

Aproveite o Outono da melhor forma possível!



O outono avança e o inverno se aproxima. A cada dia sentimos mais o efeito da queda na temperatura e o corpo naturalmente reage a essa mudança.

O inverno que está chegando traz consigo algumas doenças típicas da estação, e para combater esses males, preparamos uma seleção de plantas medicinais para combater doenças do inverno.

Elas aumentam a proteção do sistema imunológico e fazem bem a saúde por serem tratamentos naturais que não agridem o organismo. Mas, ainda assim, é preciso consultar um médico para receber o tratamento adequado quando necessário.

Sálvia para aliviar a sinusite

Ela apresenta efeitos anti inflamatórios e por isso é utilizada para aliviar quadros de  sinusite. Além disso, possui uma ação de prevenção de cálculo renal, doenças reumáticas e dores de cabeça.

Faça em casa: Coloque 1 colher (sopa) de emburana, 1 colher (sopa) de zimbro, 1 colher (sopa) de sálvia, 1 colher (sopa) de casca de sucupira, 1 colher (sopa) de alfavaca, 1 colher (sopa) de avenca e 1 colher (sopa) de mastruço em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por mais 3 minutos. Coe e adoce com mel. Tome 1 xícara de chá 5 vezes ao dia por 30 dias.

Contra-indicações: Esse chá não é indicado para mulheres grávidas.

Eucalipto para combater a rinite

Além de ser expectorante e combater os principais sintomas de gripes e resfriados, essa planta ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite. Seu óleo essencial pode ser usado em aromatizadores para auxiliar na expectoração e no descongestionamento nasal. Cuidado para não colocar na pele.

Faça em casa: Coloque 1 colher (chá) de folhas de eucalipto numa xícara e cubra com água fervente. Tampe e espere a bebida ficar morna. Depois é só coar e beber, adoçando com mel, caso seja necessário.

Contra-indicações: O eucalipto é contra-indicado para crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando.

Hortelã para previnir bronquite

O cheirinho de frescor da hortelã faz muito mais do que trazer bem-estar aos ambientes da casa. Ele também relaxa e combate inflamações na faringe, gripe, tosse, bronquite e sinusite. Ela pode ser usada como spray para o ambiente ou em receitas como temperos.

Faça em casa: Bata no liquidificador eucalipto, hortelã, menta, cravo-da- índia e manjericão (10g de cada ingrediente) com 1 litro de álcool de cereais. Deixe descansar por duas horas e repita o processo. Filtre e coloque num vidro ou borrifador. Espalhe pela casa duas vezes ao dia.

Limão para espantar a gripe

O limão tem uma grande variedade de usos medicinais. Rico em vitamina C e sais minerais, o fruto é ótimo para auxiliar no processo de tratamento de rouquidão, refriados e outras doenças de vias respiratórias. E ele também conta com propriedades gástricas de ativação de enzimas e algumas ações antibactericidas. Se tiver sintomas de azia, queimação- fale com seu médico.

Faça em casa: Coloque 2 copos de água para ferver. Acrescente 1 limão com casca cortado ao meio, 1 pedaço de casca de canela, 2 rodelas de gengibre, 1 punhado de eucalipto e 1 punhado de hortelã. Deixe ferver por mais 3 minutos. Desligue o fogo, adoce com mel e tome 1 xícara de chá morno a cada duas horas.

Alecrim para baixar a febre

Além de ter um aroma refrescante, esse arbusto atua no tratamento de asma, coqueluche, bronquite, pressão alta, estresse e combate febres altas.

Faça em casa: Coloque 1 litro de água para ferver e acrescente 1 colher (sopa) de sabugueiro, 1 colher (sopa) de anis- estrelado, 1 colher (sopa) de alecrim, 1 colher (sopa) de alfavaca, 1 colher (sopa) de hortelã e 1 colher (sopa) de eucalipto. Atenção: essas ervas devem estar trituradas! Deixe ferver por mais três minutos, coe e adoce com mel. Tome 1 xícara de chá a cada três horas.

Canela desinflama a garganta

Essa especiaria é conhecida como termogênico, isso é- aceleradora do metabolismo; porém ela é mais que isso; age contra fungos, bactérias e parasitas e é indicada para combater a inflamação da garganta, além de atuar junto a outras especiarias na melhora do sono. Algumas culturas contra indicam a canela na gestação, portanto, se estiver grávida fale com seu médico.

Faça em casa: Bata no liquidificador um pedaço de nabo (com o tamanho de 5 dedos), 1 col. (sopa) de gengibre em pó, 1 col. (sopa) de canela em pó, um punhado de hortelã fresca, 1 col. (sopa) de casca de romã ralada, 2 copos de mel e 1 xícara (café) de conhaque. Coloque em um pote com tampa. Tome 1 colher de sopa quatro vezes ao dia. Válido durante 60 dias.

Faça em casa, cuide da saúde e aproveite o frio com essas delícias!


FONTE: Saúde Perfeita -Chopra

Bíblia da Ayurveda

Ervas Medicinas da Ayurveda- Chopra

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo