• Dra Patrícia Savoi

Altruísmo: o que significa isso? Será que você pratica sem saber?

Altruísmo, uma palavra não muito simples e que nem todo mundo sabe na hora o que significa. Na verdade, nem parece que é algo bom, né?



Altruísmo significa uma tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro, também conhecido como ausência do egoísmo. Ontem, assisti um documentário que está no Netflix= A Revolução do Altruísmo (The Altruism Revolution), que fala sobre essa capacidade única do ser humano de se colocar no lugar do outro e agir de acordo. Sabe aquele filme que realmente te faz pensar? Esse é um deles. Estudos feitos com bebês, crianças e até chimpanzés demonstraram que estes eram capazes de se colocar no lugar do outro e ajudar, sem querer nada em troca; assim como uma característica inata. Seria o altruísmo uma característica essencial ao ser humano? Será que o egoísmo (pensar em si mesmo) surge depois?


O documentário do Netflix mostra o pesquisador, professor e doutor Richard Davidson e o monge budista Matthieu Ricard que demonstram, através da Neurociência, como a meditação e o mindfulness podem sim transformar você numa pessoa melhor. Eles acreditam sim que a bondade e a compaixão podem ser treinadas. Bom demais isso, né? Que tal começar a praticar a meditação?


Segue um vídeo meu onde pratico uma meditação guiada. Você precisa simplesmente sentar-se confortavelmente, fechar os olhos, ouvir e respirar...aproveite!



Você sabia que pode iniciar uma cadeia de bondade e influenciar diversas pessoas devido a uma única ação, que pode ser muito simples como abrir a porta para alguém e desejar bom dia? Isso mesmo, estudos comprovam que pessoas quando são tratadas bem ou recebem algum tipo de ação boa, tendem a repassar esse sentimento de compaixão. Experimente!!

Compartilhe comigo suas experiências!!


DICA: "A revolução do altruísmo"

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo