• Dra Patrícia Savoi

A Natureza reduz o stress e isso é comprovado cientificamente.

A Ayurveda sempre chamou a  minha atenção para os benefícios que estar em contato com a Natureza traz para a nossa saúde. Aliás, segundo essa Medicina Milenar estar em equilíbrio com a natureza é estar em equilíbrio consigo mesmo. Afinal, somos compostos pelos mesmos 05 elementos (Mahabutas): água, fogo, ar, terra e éter ou espaço (depende da tradução). Compartilho aqui algumas informações retiradas de um artigo científico recentemente publicado.



Segundo o artigo "Urban Nature Experiences Reduce Stress in the Context of Daily Life Based on Salivary Biomarkers" a  exposição à natureza traz grandes benefícios à nossa saúde, sendo um deles, promover  melhores estados de bem-estar físico e mental. Embora muitos estudos mostrem uma influência positiva da exposição da natureza na saúde e no bem-estar, há pouca compreensão sobre quanto ou de que forma uma experiência natural (NE) deve ser vivenciada para o melhor efeito.



Prestadores de serviços de saúde na América do Norte e Europa começaram a escrever prescrições de natureza (isso mesmo, como medicamentos de verdade), muitas vezes chamadas de “pílulas da natureza”, usando o senso comum e interpretação da pesquisa publicada para motivar os pacientes a fazer uma pausa na natureza.O estudo de campo apresentado aqui oferece as primeiras estimativas do impacto da duração da experiência natural (NE) no nível de estresse dentro do contexto da vida diária (rotina). Passar tempo com a natureza produziu uma queda significativa no hormônio do estresse= o cortisol, com a duração do NE contribuindo para a redução do estresse. 


E por quanto tempo é necessária essa exposição??


Descobrimos que o alívio do estresse é significativamente e mais eficientemente obtido quando o contato durou entre 20 e 30 minutos, e os benefícios significativos continuaram a se acumular com o passar do tempo, mesmo essa exposição sendo menor. 


Outro marcador estudado foi a Amilase salivar, cujos resultados corroboram com os resultados apresentados em relação ao Cortisol.


Conclusão: 

Os métodos para este estudo de gestão adaptativa da restauração baseada na natureza abrem novos caminhos ao abordar algumas das complexidades da medição de uma dose eficaz da natureza no contexto da vida diária normal. A abordagem foi empiricamente testada em campo (experimental), a serviço da medição da relação entre o tempo de duração de um NE e o nível de estresse usando biomarcadores fisiológicos. Os marcadores de estresse revelaram que tomar uma pílula natural reduz o estresse em 21% / h (cortisol salivar) e 28% / h (amilase salivar).


Quando a duração do NE é entre 20 e 30 min, o ganho em benefício é mais eficiente.

Portanto, programe seu próximo passeio a natureza como conduta médica!! : )

Texto adaptado de Hunter, MaryCarol Rossiter. "Urban nature experiences reduce stress in the context of daily life based on salivary biomarkers." Frontiers in psychology 10 (2019): 722.


Tags:

natureza

ayurveda

medicina integrativa

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo