
Ayurveda
Ela surgiu há milhares de anos (mais de 5000 anos), antes mesmo da medicina considerada moderna fornecer evidências científicas sobre a integração mente-corpo, os sábios da Índia desenvolveram a Ayurveda- que continua a ser um dos mais sofisticados e poderosos sistemas de saúde do mundo. Mais do que um mero sistema de tratamento de doenças, Ayurveda é considerada uma ciência da vida(Ayur = vida, Veda = ciência ou conhecimento).
Oferece uma sabedoria projetada para ajudar as pessoas a permanecerem vibrantes e saudáveis, ao mesmo tempo em que utilizam todo o seu potencial humano a seu favor.
Alguns dos principais princípios da Ayurveda que pratico muito são:
1) a mente e o corpo estão conectados, e
2) nada tem mais poder para curar e transformar o corpo do que a mente.
Este processo não é tão complicado quanto pode parecer. Por exemplo, quando você medita; você entra, sem esforço, em um estado de consciência expandida e quietude interior que "refresca" a mente e restaura o equilíbrio. Uma vez que a mente e o corpo são inseparáveis, o corpo torna-se, naturalmente, equilibrado através da prática da meditação.
Com a meditação, há uma queda na frequência cardíaca e na respiração; o seu corpo diminui a produção de hormônios "stress", como cortisol e adrenalina, e você aumenta a produção de neurotransmissores que melhoram o bem-estar, incluindo serotonina, dopamina, oxitocina , além das endorfinas.
A meditação é apenas uma das ferramentas mais poderosas que os antigos ayurvédicos prescreviam para equilibrar a mente eo corpo. Ayurveda também oferece muitas outras práticas para expandir a auto-consciência e cultivar seu estado inato de equilíbrio. Temos também o ensinamento da nutrição e do poder dos alimentos em relação a nossa saúde; a Yoga como um dos pilares da Ayurveda também representando o auto cuidado com o corpo e a sua relação consigo mesmo e com o ambiente; a aromaterapia, as massagens corporais como a Abhyanga, marmaterapia, Shirodhara e muito mais.
É essencial que você conheça seu tipo de corpo para se compreender melhor e poder fazer as escolhas certas. Quando você descobrir o que acontece em seu interior, você não estará mais sujeito à noções impostas pela sociedade sobre o que deve fazer, dizer, pensar ou sentir.
Todos nós possuímos os mesmos tipos de células e órgãos, ainda que a genética tenha dado olhos azuis a alguém e não a você. Além disso, para a Ayurveda os mesmos 05 elementos (MAHABUTAS) presentes na natureza, estão presentes nos nossos corpos, e eles são:
-
Espaço (AKASHA)
É o campo de infinitas possibilidades, onde tudo pode acontecer. No nosso corpo, o espaço pode ser reconhecido entre as células, por onde as informações fluem.
-
Ar (VAYU)
O ar está presente em tudo que se move. Externamente, essa força é representada pelo vento, e dentro do nosso corpo é o movimento da respiração, circulação e impulso nervoso.
-
Fogo (TEJAS)
O fogo está presente em tudo que gera calor, luz ou transformação. O fogo se expressa no Sol e internamente em nosso processo digestivo.
-
Água (JALA)
A natureza é conectada e nutrida através da coesão e a da atração da força da água. No nosso corpo, o elemento água mantém nossa circulação e nossa lubrificação.
-
Terra (PRITHIVI)
O elemento terra se expressa na massa, na forma e no componente estrutural. É refletido nas montanhas, nas rochas e em todas as estruturas sólidas. Internamente, é representado pelos nosso ossos, músculos, tendões e cartilagens.
Esses 05 elementos acima organizados entre eles formam 03 princípios essenciais: movimento, transformação e proteção.Esses princípios, em Sânscripto são chamados de doshas.
Todo o seu corpo, independente de sua atenção, está fazendo alguma coisa específica com cada molécula de ar, água ou alimento que você ingere, obedecendo a tendências inatas. Sua escolha pode ser segui-las ou modifica-las, mas opor-se inteiramente é anti-natural. A ayurveda considera que viver em harmonia com a natureza, tranquila e confortavelmente,
sem tensão, é respeitar sua singularidade.
Todos nós possuímos os mesmos tipos de células e órgãos, ainda que a genética tenha lhe dado olhos azuis em vez de castanhos. Apesar de nossas diferenças, compartilhamos todos de uma mesma gama de emoções. Para descobrir a origem mais profunda dos tipos de corpo, o Ayurveda procura o ponto de ligação entre a mente e o organismo.Esse ponto chama “doshas”.
Os doshas são singulares e extremamente importantes, pois permitem que a mente dialogue com o corpo. Toda vez que acontece algo no campo de nossa mente, existe um evento correspondente no corpo, mesmo que imperceptível. E essa comunicação é chamada “dosha”.O desequilíbrio deles é o primeiro sinal de que mente e corpo não estão perfeitamente coordenados. Os três doshas são chamados Vata, Pitta e Kapha. Suas funções básicas são:
Vata - controla o movimento
Pitta - controla o metabolismo
Kapha - controla a estrutura
Cada célula de nosso corpo deve contar esses três princípios. Para continuarmos vivos, nosso corpo precisa de Vata: o movimento permite a respiração, a circulação do sangue, a passagem do alimento pelo trato digestivo e o envio do impulsos nervosos. Precisa de Pitta: o metabolismo que processa o alimento, o ar, a agua e as emoções através de todo o sistema.
E precisa do Kapha: a estrutura que mantém as células unidas e forma os músculos, a gordura, os ossos e os tendões.
A natureza precisa dos três para formar o ser humano. Você nunca será 100% de um único dosha, sempre terá influência dos 03.

Protocolo
Ayurveda
Ayurveda pode ajudar você a emagrecer, transformar o seu metabolismo, prevenir e tratar doenças, melhorar a sua disposição, o seu sono; enfim, ter mais qualidade de vida e saúde!
